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Refletindo atualmente sobre a situação atual em que nós evangélicos nos encontramos nesta era tão conturbada, lembrei da Reforma Protestante. Sem querer esboçar aqui o motivo que culminou neste movimento, que a Igreja infelizmente esqueceu, fiz uma pequena alusão das 95 Teses de Lutero, pregadas na porta da igreja de Wittenberg em 31 de Outubro de 1517.

Abaixo fiz uma adaptação das 95 teses, e elas, estão entre aspas. Talvez possa ter esquecido ou não mencionado tudo que precisa ser modificado,  ou não tenha alterado o que poderia ter sido, mas já é um começo para que reflitamos sobre nossas práticas atualmente. Se quiser deixar sua contribuição para que seja acrescentado nesta adaptação, mencionando qual a tese, sinta-se livre para fazer uso dos comentários neste post.

Será que alguém pregaria esta na porta de alguma igreja? Quem será o “Lutero” da vez?

REFORMA HOJE.

1ª Tese

Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos…., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.

2ª Tese

E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos “líderes e pastores” que determinam algo a ser feito;

3ª Tese

Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.

4ª Tese

Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.

5ª Tese

O “pastor e líder” não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acordo com os cânones, que na “realidade são estatutos das Sagradas Escrituras”.

6ª Tese

O “pastor não pode perdoar divida [pecados] senão declarar e confirmar aquilo que Já foi perdoado por Deus [em sua Sagrada Escritura]”;(…) Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.

7ª Tese

Deus a ninguém perdoa a dívida, “sem precisar que este se humilhe e entregue tudo ao seu pastor (…)”.

8ª Tese

“Festas e liturgias infudadas do AT”, que não as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas aio Impostas aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanças, “não precisam ser mais praticadas”.

9ª Tese

Eis porque o Espírito Santo nos faz bem mediante “o líder”, excluído este de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema

10ª Tese

Procedem desajuizadamente e mal os “pastores” que reservam e impõem aos “crentes menos favorecidos na congregação” condições para alcançar a graça de Deus e ou Suas bênçãos, através de atos proféticos e ofertas”.

11ª Tese

Este joio, que é o de se transformar a “bênção” e satisfação, Previstas pelos cânones ou estatutos, em “ofertas e sacríficios de tolos”, foi semeado quando os “bispos e pastores sérios na liderança” se achavam “dormindo”.

12ª Tese

Outrora “imposição”, ou sejam penitência e satisfação por pecadores cometidos eram impostos, não depois, mas antes da “absolvição” e da “bênção” com a finalidade de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar, “em busca de favor perante Deus”

13ª Tese

Os “crentes menos abastados” tudo satisfazem com a sua morte e estão mortos para o direito “eclesiástico”, sendo, portanto, dispensados, com justiça, de sua imposição.

14ª Tese

Piedade ou amor Imperfeitos da parte daquele que se acha às portas da morte necessariamente resultam em grande temor; logo, quanto menor o amor, tanto maior o temor.

15ª Tese

Este temor e espanto em si tão só, sem falar de outras cousas, bastam para causar o tormento e o horror “da condenação”, pois que se avizinham da angústia do desespero.

16ª Tese

Inferno e céu parecem ser tão diferentes quanto o são um do outro o desespero completo, incompleto ou quase desespero e certeza, “estes infelizmente não são mais pregados”

17ª Tese

Parece que assim como na “pseudo-liberdade em Cristo” diminuem a angústia e o espanto das almas, nelas também deve crescer e aumentar o amor.

18ª Tese

Bem assim parece não ter sido provado, nem por boas ações e nem pela Escritura, que as almas na “igreja” se encontram fora da possibilidade do mérito ou do crescimento no amor.

19ª Tese

Ainda parece não ter sido provado que todas as almas “na igreja” tenham certeza de sua salvação e não receiem por ela, não obstante nós termos absoluta certeza disto.

20ª Tese

Por isso o “pastor” não quer dizer e nem compreende com as palavras “perdão plenário de todas as penas” que todo o tormento é perdoado, mas “as penas e sacríficios” por ele impostas.

21ª Tese

Eis porque erram os apregoadores de “indulgências de bênção e prosperidade” ao afirmarem ser o homem “próspero” mediante a indulgência do “pastor”.

22ª Tese

Pensa com efeito, o “pastor” nenhuma pena dispensa às almas na “igreja” das que segundo as “regras” da igreja deviam ter expiado e pago na presente vida e no ofertório.

23ª Tese

Verdade é que se houver qualquer “prosperidade plenária”, esta apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos.

24ª Tese

Assim sendo, a maioria do povo é ludibriada com as pomposas promessas do “você será cabeça e não cauda”, impressionando-se o homem singelo com as “ofertas e pagas”

25ª Tese

Exatamente o mesmo poder geral, que o “pastor” tem sobre a “congregação”, qualquer bispo e cura d’almas o tem no seu bispado e na sua “congregação”, quer de modo especial e quer para com os seus em particular.

26ª Tese

O “pastor” faz muito bem em não conceder às almas a “promessa de prosperidade” do “poder dos dízimos e ofertas” (o qual não possui), mas pela ajuda ou em forma de intercessão.

27ª Tese

Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa, a alma “se virá livre de sofrimento”, “tendo uma pseudo-liberdade”, se vai de uma vida de sofrimento e dificuldades.

28ª Tese

Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa vêm o lucro e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.

29ª Tese

E quem sabe, se todas as almas da “congregação” querem ser “prósperas”, quando há quem diga o que sucedeu com “um certo pai-póstolo, dono de fazenda de vacas e dono de rede de televisão”

30ª Tese

Ninguém tem certeza da suficiência “da sua prosperidade” e seu arrependimento e pesar verdadeiros; muito menos certeza pode ter de haver alcançado plena “certeza de tranquilidades”

31ª Tese

Tão raro como existe alguém que possui arrependimento e, pesar verdadeiros, tão raro também é aquele que verdadeiramente alcança “bênçãos”, sendo bem poucos os que se encontram.

32ª Tese

Irão para o diabo juntamente com os seus mestres aqueles que julgam obter certeza de sua salvação e “riquezas” mediante breves de compras  de “óleo ungido, martelinho da bênção, rosa ungida, sal grosso e outras coisas estapafúrdias”

33ª Tese

Há que acautelasse muito e ter cuidado daqueles que dizem: A “bênção do pastor” é a mais sublime e mais preciosa graça ou dadiva de Deus, pela qual o homem é reconciliado com Deus e “adquire bens e dinheiro”.

34ª Tese

Tanto assim que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens.

35ª Tese

Ensinam de maneira ímpia quantos alegam que aqueles que querem livrar “viver uma vida de paz e prosperidade” ou adquirir breves de confissão não necessitam de arrependimento e pesar.

36ª Tese

Todo e qualquer cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgência.

37ª Tese

Todo e qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, dádiva de Deus, mesmo sem breve de ingulgência [tentativa de barganha através de dízimos e ofertas]

38ª Tese

Entretanto se não deve desprezar o perdão, a pregação e a distribuição por parte do “pastor sincero”. Pois, conforme declarei, a “sua bênção” constitui uma declaração do perdão divino.

39ª Tese

É extremamente difícil, mesmo para os mais doutos teólogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da indulgência e ao contrário o verdadeiro arrependimento e pesar.

40ª Tese

O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam “a repreensão”: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.

41ª Tese

É necessário pregar cautelosamente sobre a “bênçãos celestiais” para que o homem singelo não julgue erroneamente ser a indulgência preferível às demais obras de caridade ou melhor do que elas.

42ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos, não ser pensamento e opinião do “pastor” que a aquisição de “bênçãos” de alguma maneira possa ser comparada com qualquer obra de caridade.

43ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos proceder melhor quem dá aos pobres ou empresta aos necessitados do que os que compram “bênçãos via souveniers e itens de mídia”

44ª Tese

E que pela obra de caridade cresce o amor ao próximo e o homem torna-se mais piedoso; (…), porém, não se torna melhor senão mais seguro e “mais próspero.”

45ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com “compra de bênçãos”, não adquire indulgências do “pastor”, mas provoca a ira de Deus.

46ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem fartura , fiquem com o necessário para a casa e de maneira nenhuma o esbanjem com “bênçãos, CDs, primícias”.

47ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos, ser a “aquisição de itens, a ajuda a congregação, aos líderes” livre e não ordenada

48ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos que, se o “pastor” precisa conceder mais “campanhas para bênçãos mediante compras de bens”, mais necessita de uma oração fervorosa do que de dinheiro.

49ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos, serem muito boas as indulgências do “pastor” enquanto o homem não confiar nelas; mas muito prejudiciais quando, em conseqüência delas, se perde o temor de Deus.

50ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos que, se o “pastor” tivesse conhecimento da traficância dos apregoadores de “bênçãos, prímicias, óleo ungido, rosa ungida, tapete de fogo, preferiria ver o “recente templo de Salomão” ser reduzida a cinzas, a ser edificada com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.

51ª Tese

Deve-se ensinar aos cristãos que o “pastor”, por dever seu, preferiria distribuir o seu dinheiro aos que em geral são despojados do dinheiro pelos apregoadores de indulgências, vendendo, se necessário fosse, o “próprio carro, jato, navio, rede de televisão”

52º Tese

Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à “dízimos e ofertas” do que à pregação da Palavra do Senhor.

53ª Tese

São inimigos de Cristo e do “pastor ilibado” quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a Palavra de Deus nas demais igrejas.

54ª Tese

Esperar ser “próspero” mediante breves de indulgência é vaidade e mentira, mesmo se o comissário de indulgências, mesmo se o próprio “pastor” oferecesse sua alma como garantia.

55ª Tese

A intenção do “pastor” não pode ser outra do que celebrar a o “ofertório”, que é a causa menor, com um sino, uma pompa e uma cerimônia, enquanto o Evangelho, que é o essencial, importa ser anunciado mediante cem sinos, centenas de pompas e solenidades.

56ª Tese

Os tesouros da Igreja, dos quais o “pastor” tira e distribui as indulgências, não são bastante mencionados e nem suficientemente conhecido na Igreja de Cristo.

57ª Tese

Que não são bens temporais, é evidente, porquanto muitos pregadores a estes não distribuem com facilidade, antes os ajuntam.

58ª Tese

Tão pouco são os merecimentos de Cristo e dos santos, porquanto estes sempre são eficientes e, independentemente do “pastor”, operam salvação do homem interior e a cruz, a morte e o inferno para o homem exterior.

59ª Tese

São Lourenço aos pobres chamava tesouros da Igreja, mas no sentido em que a palavra era usada na sua época.

60ª Tese

Afirmamos com boa razão, sem temeridade ou leviandade, que estes tesouros são as chaves da Igreja, a ela dado pelo merecimento de Cristo.

61ª Tese

Evidente é que para o “prosperidade e paz” e para a absolvição em determinados casos o poder do “pastor” por si só basta.

62ª Tese

O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.

63ª Tese

Este tesouro, porém, é muito desprezado e odiado, porquanto faz com que os primeiros sejam os últimos.

64ª Tese

Enquanto isso o tesouro das “bênçãos, da vitória, do sucesso” é sabiamente o mais apreciado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros.

65ª Tese

Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram as redes com que se apanhavam os ricos e abastados.

66ª Tese

Os tesouros das “bênçãos e vitória”, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens.

67ª Tese

As indulgências apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.

68ª Tese

Nem por isso semelhante indigência não deixa de ser a mais Intima graça comparada com a graça de Deus e a piedade da cruz.

69ª Tese

Os bispos e os pastores são obrigados a receber os comissários das indulgências apostólicas com toda a reverência.

70ª Tese

Entretanto têm muito maior dever de conservar abertos olhos e ouvidos, para que estes comissários, em vez de cumprirem as ordens recebidas do “pastor”, não preguem os seus próprios sonhos.

71ª Tese

Aquele, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e arrogantes dos apregoadores da “prosperidade, vitória, confissão positiva, heresias, teologias espúrias e escusas”, seja abençoado.

72ª Tese

Quem levanta a sua voz contra a verdade das “bênçãos, vitoriolatria, campanhas escusas” dos “pastores” é tido como “rebelde, recalcado, infrutífero, filho do diabo, voz do inferno e outros adjetivos feios”

73ª Tese

Da mesma maneira em que o “pastor” usa de justiça ao fulminar com a “adjetivos infundados” aos que em prejuízo do comércio de indulgências procedem astuciosamente.

74ª Tese

Muito mais deseja atingir com o desfavor e a “admoestação e exortação e caso não se conserte, seja excomungado” àqueles que, sob o pretexto de indulgência, prejudiquem a santa caridade e a verdade pela sua maneira de agir.

75ª Tese

Considerar as indulgências do “pastor” tão poderosas, a ponto de poderem absolver e “beneficiar com prosperidade, cura, libertação”, mesmo que (cousa impossível) tivesse desonrado a cruz de Cristo, significa ser demente.

78 ª Tese

Bem ao contrario, afirmamos que a indulgência do “pastor” nem mesmo o menor pecado venial pode anular o que diz respeito à culpa que constitui.

77ª Tese

Dizer que mesmo São Pedro, se agora fosse “pastor”, não poderia dispensar maior indulgência, significa blasfemar contra “os líderes da igreja primitiva e os apologétas desta era”

78ª Tese

Em contrario dizemos que o atual “pastor, apóstolos e bispos”, e todos os que o sucederam, é detentor de muito maior indulgência, isto é, o Evangelho, as virtudes o dom de curar, etc., de acordo com o que diz 1Coríntios 12.

79ª Tese

Afirmar ter a cruz de indulgências adornada com as armas do “pastor” e colocada na igreja tanto valor como a própria cruz de Cristo, é blasfêmia.

80ª Tese

Os bispos, padres e teólogos que consentem em semelhante linguagem diante do povo, terão de prestar contas deste procedimento.

81ª Tese

Semelhante pregação, a enaltecer atrevida e insolentemente a “pregação de prosperidade”, faz com que mesmo a homens doutos é difícil proteger a devida reverência ao “lider” contra a maledicência e as fortes objeções dos leigos.

82 ª Tese

Eis um exemplo: Por que o “pastor” não tira duma só vez todas as almas do “sofrimento terreno e penúria financeira”, movido por santíssima’ caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para a construção de “casas”, “compras de carros, jatos, redes tv, programas de televisão” livra um cem número de almas, logo por motivo bastante Insignificante?

83ª Tese

Outrossim: Por que continuam as exéquias e “cultos de festas” de ano em sufrágio das almas “dos crentes” e não se devolve o dinheiro recebido para o mesmo fim ou não se permite os doadores busquem de novo os benefícios ou pretendas oferecidos em favor das “bênçãos”, visto’ ser Injusto continuar orar “por coisas que são passageiras”?

84ª Tese

Ainda: Que nova piedade de Deus e do “pastor” é esta, que permite a um ímpio e inimigo resgatar uma alma piedosa e agradável a Deus por amor ao dinheiro e não resgatar esta mesma alma piedosa e querida de sua grande necessidade por livre amor e sem paga?

85ª Tese

Ainda: Por que as “coisas do passado, de imposições, sem embasamento, e heresias que ressurgem”, que, de fato, faz muito caducaram e morreram pelo desuso, tornam a ser resgatados mediante dinheiro em forma de “bênçãos” como se continuassem bem vivos e em vigor?

86ª Tese

Ainda: Por que o “pastor”, cuja fortuna hoje é mais principesca do que a de qualquer Credo, não prefere edificar sua “casa”, “comprar seus bens” de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de fiéis pobres?

87ª Tese

Ainda: Quê ou que parte concede o “pastor” do dinheiro proveniente de indulgências aos que pela penitência completa assiste o direito à indulgência plenária?

88ª Tese

Afinal: Que maior bem poderia receber a Igreja, se o “pastor”, como já O faz, cem vezes ao dia, concedesse a cada fiel semelhante dispensa e participação da indulgência a título gratuito.

89ª Tese

Visto o “pastor” visar mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que revoga “as bênçãos” outrora por ele concedidos, aos quais atribuía as mesmas virtudes?

90ª Tese

Refutar estes argumentos sagazes dos leigos pelo uso da força e não mediante argumentos da lógica, significa entregar a Igreja e o “pastor ilibado” a zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos.

91ª Tese

Se a Indulgência fosse apregoada segundo o espírito e sentido do “pastor”, aqueles receios seriam facilmente desfeitos, nem mesmo teriam surgido.

92ª Tese
Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há Paz.

93ª Tese

Abençoados sejam, porém, todos os profetas que dizem à grei de Cristo: Cruz! Cruz! e não há cruz.

94ª Tese

Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno.

95ª Tese

E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.

Paz a todos,

Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Soli Deo Gloria

Anderson Alcides

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