Tags

, , , , , ,

Ler é um dom. Ora, mas ler não é dom! É habilidade adquirida através de estudo – alguém pode dizer. Afinal, se fosse dom, todos nasceriam sabendo! Porém, muitos ainda, em pleno século XXI não tem esta graça.

Bom, se é uma habilidade, creio eu que é um dom. No sentido de que é dado a nós a oportunidade de obter conhecimento, de descobrir o mundo através das letras, montadas e organizadas, formam palavras, frases, textos que nos elucidam e nos faz obter informação e conhecimento.

Com a leitura, desenvolvemos também o senso crítico, de interpretação de textos, molda a nossa mentalidade e cria um universo propício para mudanças internas e que invariavelmente expressarão externamente. E que são importantíssimos.

Também, a leitura se não for desenvolvida, pode ficar atrofiada. Não acredito quando dizem: “Não gosto de ler”. Penso que na realidade, este hábito não foi desenvolvido. É uma disciplina. Há quem, obviamente tenha mais facilidade. Para outros, será um desafio.

Eu gosto de ler. Ultimamente tenho lido bem mais do que costumava. Se você gosta ou quer aperfeiçoar este “dom” ou hábito, gostaria então de sugerir alguns livros, bons, de editoras boas, com conteúdo excelente e bíblico. São leituras sólidas, boa base bíblica que é de fundamental importância.

De antemão, aviso que NÃO ESTOU ganhando absolutamente nada por divulgar. Acredito que o que traz conhecimento, edifica sua vida espiritual, ajuda a poldar arestas na caminhada cristã, deve ser compartilhado.

1) O Fim de uma Era

Acredito, que a leitura deste livro para todos cristãos, seja de qualquer linha denominacional, pentecostais ou tradicionais, necessitam urgentemente ler este livro. Principalmente a liderança!

Escrito pelo Bispo Primaz da Aliança das Igrejas Nova Vida, Walter McAlister, o livro é uma obra contundente, que precisava ser escrita. Em suas páginas, Bispo Walter McAlister traça uma radiografia da Igreja evangélica brasileira do início do século XXI e demonstra em detalhes por que, se ela não abandonar as práticas e os valores mundanos que vem adotando, está condenada à falência iminente. Esta obra indispensável convida o leitor a um diálogo, à reflexão e à ação.

Nas palavras do Dr. Russell Shedd, teólogo e conferencista, que escreveu a apresentação de O Fim de Uma Era:

“É raro neste novo século encontrar avaliações equilibradas, abrangentes e saudáveis como o leitor encontrará neste livro.”

“Bispo McAlister reuniu muitas críticas valiosas dirigidas à Igreja Brasileira e exortações que precisam ser pensadas e incorporadas.”

“Encontrei um espírito que ama e zela pelas realidades que eu amo. O leitor que tem anseio para conhecer e praticar o que entendo ser discipular, pastorear, evangelizar e muito mais, não será decepcionado. Nas linhas contundentes desta obra o autor conclama a Igreja de Cristo no Brasil a voltar para sua simplicidade, para uma sinceridade cada vez mais bíblica.”

2) Neopentecostalismo – A história não contada

Eu sou muito curioso, confesso (my bad, mea culpa). E pelo lado positivo, sempre gostei de estudar história, conhecer as raízes de determinados assuntos, o motivo disto ou daquilo. Até algum tempo atrás não entendia sobre muitos movimentos na Igreja de Cristo, mesmo que talvez tenha passado por partes deles e ainda presencio atualmente.

Também escrito pelo Bispo Walter McAlister, este livro aborda assuntos como: O que é Neopentecostalismo? Como surgiu? Quem iniciou ou foi o precursor? O Bispo Roberto McAlister realmente é o pai deste movimento na história da igreja cristã evangélica? Se quer saber mais sobre isso e quem foi Roberto McAlister e este movimento, sugiro a leitura. Você vai aprender muitíssimo sobre parte da história da Igreja Evangélica no Brasil.

“O uso mais comum do termo neopentecostal associa esse movimento a um determinado tipo de igreja que adota práticas apócrifas em seus cultos, realiza exorcismos com transmissão pela TV como forma de se promover, lança mão de métodos mágicos incorporados de outras religiões, promove um sincretismo claríssimo em suas reuniões, usa meios duvidosos para arrecadar dinheiro, prega a Teologia da Prosperidade e segue uma linha doutrinária que Bispo Roberto classificaria de antibíblica.”

Bispo Walter McAlister

3) O Livro dos Mártires

Se tornou bastante comum o desinteresse de muitos cristãos pela literatura a respeito da sua história e da sua fé. Infelizmente o tema do martírio religioso recusa-se a ser relegado aos arquivos da História. É assunto tão contemporâneo quanto as manchetes de hoje.
Este livro tem mexido comigo. Tem me confrontando a sair da minha zona de conforto e explico abaixo. Me emociono cada vez que releio suas páginas.

Escrito por John Foxe (1516-1587), que nasceu na Inglaterra e estudou na Universidade de Oxford. Durante a perseguição dos protestantes pela rainha Mary Tudor, exilou-se na Alemanha e na Suíça, onde escreveu a primeira edição desta obre publicado pela primeira vez em latim, em 1559, e depois em inglês, em 1563, com o nome The Actes and Monuments of These Latter and Perilous Dayes, o livro narra a história de sofrimento e perseguição dos principais mártires cristãos, começando por Jesus Cristo e até o final do reinado de Maria I (chamada pelos protestantes de Maria Sanguinária, devido às perseguições que sofreram durante o reinado dela). Conta a histórias de reformadores e mártires famosos, desde os Apóstolos (os verdadeiros) como Policarpo, John Wycliffe, John Huss, Lutero, Hugh Latimer, Thomas Cranmer e muitos outros que sofreram perseguição e martírio por defender as verdades do Evangelho e selaram com seu sangue.

4) A Verdadeira Vitória do Cristão

Aqui está um livro que mudou meus pensamentos sobre muita coisa, sobre jargões, frases, que denotam vitória na vida do cristão. Será que tem efeito? Creio que esta também é uma leitura obrigatória para todo o cristão.
A Verdadeira Vitória do Cristão é um livro indispensável para quem quer ter uma vida de vitória plena e bíblica em Cristo e para os que pregam e ensinam a Palavra de Deus.

Escrito pelo jornalista e teólogo Maurício Zágari, que também é escritor do Blog Apenas, este livro chega num tempo necessário para que tenhamos conhecimento e uma amplitude realmente do que é Vitória, à luz da Bíblia. Com fundamentações bíblicas, históricas, Zágari discorre excelentemente sobre qual é A Verdadeira Vitória do Cristão.

“Percebi uma triste realidade que nós, cristãos, fingimos não ver ou então disfarçamos. Inúmeras vezes, a compra do carro não sai como queremos, não conseguimos dinheiro para o aluguel, pessoas morrem sem nunca ter obtido sua cura, o marido permanece alcoólatra, o filho traficante é fuzilado sem ter se convertido, perde-se a causa na justiça, não se consegue o emprego pretendido e muitas outras necessidades ou desejos que temos nesta vida nunca são satisfeitos. Muitos financeiramente pobres se convertem, vivem uma vida de fé autêntica, sendo pobres, e deixam esta vida tão pobres como antes. Constatar esse fato foi um choque. Se Deus garantia a mim e a meus irmãos a vitória nesta vida, como explicar que diariamente eu e eles tivéssemos de encarar situações que evidenciavam a ‘derrota’ em uma série de circunstâncias?”

Maurício Zágari

Nota: Esta semana publicarei REGULAMENTO DO SORTEIO do Livro “A Verdadeira Vitória do Cristão” aqui no A Voz no Deserto.

Onde posso adquirir estes livros?

Editora Mundo Cristão
Editora Anno Domini

Se você tem também indicação de livros ou até comentários sobre os livros acima, caso já tenha lido ou não, deixe nos comentários do blog e você será pré-selecionado a participar do sorteio do livro “A Verdadeira Vitória do Cristão” de Maurício Zágari.

Paz e boa leitura,

Anderson Alcides

Anúncios